Vigilantes de Barueri participam de Seminário de Segurança Bancária

No dia 22 de agosto, o Sindicato dos Vigilantes de Barueri esteve representado pelo presidente, Amaro Pereira, do 1º Seminário de Segurança Bancária da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). O evento aconteceu no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Sandro Matos (SEEB-PA), Amaro Pereira (pres. Sindicato dos Vigilantes de Barueri), João Rufino (SEEC/PE) e Gustavo Tabatinga (Contraf-CUT)

O evento abordou as mudanças na Lei de Segurança Privada, Inovações Tecnológicas na Segurança Bancária, Organização dos Trabalhadores contra a violência e como os vigilantes e bancários enfrentam as situações de risco nas agências.

De acordo com o presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, a realização do seminário visa disseminar os debates sobre segurança bancária entre as federações e sindicatos, para que seja possível diminuir os casos de violência.

Roberto von der Osten disse que existem maneiras para evitar os ataques a bancos, principalmente os que colocam em risco a vida humana, “mas sempre esbarram na negativa dos bancos em investir na segurança das pessoas. Estão mais interessados na segurança patrimonial”, criticou.

MEDIDAS

A implantação de portas de segurança com recuo antes do autoatendimento, câmeras de monitoramento mais inteligentes, vidro blindado nas faixadas, biombos entre filas e caixas foram algumas das propostas discutidas para a melhoria da segurança bancária.

“Precisamos fazer a interdição das agências quando não é constatado o plano de segurança pela Polícia Federal. Essa atitude vai mexer com a imagem da instituição financeira. Esses são alguns dos desafios que precisam de alterações, seja na lei ou em acordo coletivo”, disse o advogado Gutemberg Oliveira.

O presidente da CNTV, João Boaventura, discursa no evento

O presidente da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), José Boaventura Santos, também participou do seminário. Além de presidente do Sindicato dos Vigilantes de Barueri, Amaro Pereira é secretário de Assuntos Jurídicos da CNTV. (Com informações da Contraf-CUT)

Foi um seminário muito importante no sentido de defendermos uma melhor segurança nos bancos. Vigilantes e bancários sofrem os mesmos riscos nos bancos e as decisões dos banqueiros, da Febraban, afetam a todos nós. Por isso, é importante estarmos unidos para enfrentar os ataques do setor patronal, no setor que mais lucra no país”.
AMARO PEREIRA – presidente do Sindicato dos Vigilantes de Barueri e secretário de Assuntos Jurídicos da CNTV