Sindicato lamenta aprovação de reforma trabalhista na Câmara dos Deputados
O que muitos trabalhadores brasileiros temiam aconteceu nesta quarta-feira, 26/4, quando a Câmara dos Deputados aprovou a reforma trabalhista, proposta pelo governo, por 296 votos a favor e 177 contra, que vai atingir diversos direitos e benefícios dos trabalhadores.
Agora, a reforma seguirá para apreciação do Senado e depois do Poder Executivo.
Entre as propostas desta reforma, destacam-se:
– o enfraquecimento da legislação trabalhista, a partir da prevalência dos acordos coletivos entre patrões e empregados sobre as cláusulas da CLT (negociado sobre o legislado);
– a expansão da jornada de trabalho para até 12 horas diárias;
– o parcelamento de férias em até três vezes;
– a possibilidade de grávidas trabalharem em locais insalubres;
– o incentivo à prática da terceirização, reduzindo gastos das empresas e salários dos empregados;
– a expansão do trabalho temporário, sem garantias de emprego e salários fixos;
– a redução do tempo de almoço para 30 minutos.
– Entre outros.
Lutas contras as reformas não podem parar
O Sindicato convoca todos trabalhadores da base de Barueri e do estado de São Paulo em geral para se unirem à greve geral contra as reformas trabalhista e previdenciária nesta sexta-feira, dia 28, começando com agenda local no município, a partir das 8h, perto do estacionamento da Prefeitura.
“Não deixem de fortalecer esse movimento de luta contra a precarização de direitos e das relações de trabalho, redução de salários, flexibilização de jornadas, entre outras perdas para a classe trabalhadora. Juntem-se a nós e venham lutar contra um governo covarde e ilegítimo que prioriza os interesses das elites em detrimento das classes sociais menos desfavorecidas”, destaca.
Na parte da tarde, a partir das 14 horas, a diretoria do Sindicato estará presente em grande mobilização na Avenida Paulista.