Sindicato discute contribuições e presta contas em reunião

Na reunião mensal da Campanha Salarial, o Sindicato dos Vigilantes de Barueri discutiu as contribuições dos trabalhadores e prestou contas sobre a utilização dos recursos arrecadados durante o ano de 2016.

Para dar ainda mais transparência às ações e estimular os trabalhadores a participarem, a reunião teve, pela primeira vez, transmissão ao vivo na página do Sindicato no Facebook (assista abaixo).

O presidente do Sindicato, Amaro Pereira, o diretor secretário, Paulo Messias da Silva, e o suplente do Conselho Fiscal Nailton Santos Motinho explicaram aos presentes sobre as contribuições assistencial, sindical e associativa.

“Foi uma reunião muito importante para mostrar para os trabalhadores tudo que temos feito para defender nossos direitos, no que os recursos com os quais eles mantêm o sindicato é aplicado”, afirma Amaro Pereira, presidente do Sindicato.

O diretor secretário, Paulo Messias da Silva, ressalta ainda que “esse tipo de reunião também é fundamental para a conscientização sobre a importância da participação do vigilante na luta. Afinal, o trabalhador é o dono do sindicato e o sindicato é o maior instrumento de luta do trabalhador”.

O que é?

Contribuição assistencial:
Conforme a Cláusula 57 da nossa última Convenção Coletiva, é a contribuição mensal de 1% do salário-base da categoria.

Contribuição sindical:
A Contribuição Sindical é correspondente a um dia de trabalho por ano, descontada no mês de março.

Contribuição associativa:
Prestação voluntária, paga pelo associado ao sindicato, em virtude de sua filiação.

Sindicato aberto e transparente

Importante ressaltar que a prestação de contas foi aberta a todos os trabalhadores, independentemente de ser sócio do Sindicato ou não. O estatuto do Sindicato determina que a prestação de contas seja feita apenas para associados. Mas para dar mais transparência, aproximar o Sindicato do vigilante e estimular a participação do trabalhador, a direção do Sindicato incentiva a participação de todos em todas as ações da entidade.