Reunião do Sindicato recebe deputado Chico Vigilante e Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

No último sábado, dia 29/8, o Sindicato dos Vigilantes de Barueri realizou a 8ª reunião mensal com os trabalhadores de sua base de representação para discutir e propor melhorias nas cláusulas que tratam de benefícios voltados à saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.

“Tivemos uma reunião muito produtiva, em que todos os trabalhadores puderam expressar sua opinião e votar em alterações de cláusulas que interferem diretamente nas condições de vida dos trabalhadores para, posteriormente, defendermos os pontos decididos na mesa de negociações da Campanha Salarial 2016”, destacou o presidente do Sindicato, Amaro Pereira.

O encontro contou também com a participação do deputado Chico Vigilante, defensor das reivindicações da categoria, que ressaltou aos presentes a importância da campanha pelo Piso Nacional de R$ 3 mil para maior valorização e reconhecimento dos profissionais de segurança privada.

“É muito importante que nós tenhamos um salário mínimo nacional, que unifique os vigilantes de todo país”, destacou o deputado que ainda elencou outros pontos prioritários na luta da Campanha Salarial 2016, como a manutenção da jornada 12×36; reajuste de salário, acima do INPC; valorização do ticket-refeição; plano de saúde digno, entre outros.
Chico Vigilante ainda ressaltou a importância da função de vigilante no avanço da segurança do país.

“O vigilante é uma espécie de força complementar da segurança pública brasileira. Com isso, a segurança privada e a segurança pública precisam andar lado a lado, cada uma desenvolvendo a sua própria função”, disse.

Também participaram da reunião; o diretor Carlos Damarindo e diretor-executivo Daniel Reis do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região. O Sindicato dos Vigilantes de Barueri vem apoiando a Campanha Salarial dos bancários que busca melhores condições de trabalho aos profissionais, incluindo os vigilantes, que atuam nas agências.

“Os vigilantes e bancários estão juntos na luta por mais reconhecimento, salário justo e condições dignas de trabalho”, destacou Amaro Pereira, presidente do Sindicato dos Vigilantes de Barueri.

Amaro Pereira ressalta a importância da presença dos trabalhadores nas reuniões mensais, nesta reta final de Campanha, para o avanço das negociações junto ao patronal. “O nível de participação dos trabalhadores nesta Campanha Salarial dirá se realmente seremos vitoriosos ou não. Para uma mudança de verdade, o trabalhador precisa se comprometer em buscar a transformação necessária”, pontuou.

Confira os itens discutidos na reunião:

• Cláusula 21ª (Assistência médica e hospitalar): sobre este ponto, o presidente Amaro Pereira ressaltou aos presentes que, atualmente, a maioria das empresas de vigilância oferecem convênios de saúde ineficientes, que não atendem plenamente às necessidades dos trabalhadores. Nesse sentido, foi sugerido o estabelecimento de um modelo de convênio sem ônus para o trabalhador, além de intitular o próprio Sindicato para ser o gestor do convênio. Após votação, foi escolhida a última proposta.

• Cláusula 23ª (Auxílio-funeral): após leitura da cláusula vigente, a diretoria propôs que o auxílio conceda três pisos salariais, ao invés de um piso e meio, para a família do trabalhador conseguir pagar todas as despesas necessárias.

• Cláusula 24ª (Seguro de Vida): o sindicato sugere o reajuste do seguro, considerando o pagamento sobre a remuneração do trabalhador e não sobre o piso salarial, como vem ocorrendo. Os trabalhadores também defenderam que o sindicato, junto com as empresas de seguro, assuma a gestão do benefício ao trabalhador.