Gratificação para o vigilante bancário: um direito mais que justo e merece ser atendido

O profissional de vigilância privada exerce uma função de risco que deixa sua vida a mercê de diversos imprevistos do dia a dia, muitas vezes, que resultam de atos de violência urbana, como tentativas de assaltos e homicídios.

Alguns cargos do segmento já vêm sendo, de certa forma, valorizados, e recebem uma gratificação de 10% sobre o salário base, como: vigilante balanceiro, vigilante condutor de cães e vigilante condutor de veículos.

Diferentemente do vigilante bancário que, apesar de enfrentar as mesmas dificuldades de outros profissionais na área, não recebe a devida valorização merecida, enquanto a expansão dos lucros dos bancos é cada vez mais significativa.

Na mais recente Campanha Salarial, os sindicatos do estado se uniram para lutar em defesa de, entre outras demandas importantes, melhores condições de trabalho e reconhecimento do vigilante bancário, necessidade expressa no primeiro parágrafo da Cláusula terceira da pauta unificada da categoria.

Além da necessidade de maiores investimentos em segurança nas agências bancárias, com fornecimento de equipamentos eficientes e de qualidade, reivindicamos um adicional de 25% para todos os vigilantes que arriscam suas vidas diariamente em instituições financeiras, em reconhecimento ao mérito do trabalho e compromisso em proteger a sociedade.

Amaro Pereira, vigilante e presidente do Sindicato dos Vigilantes de Barueri