Dieese apresenta estudo atual dos pisos salariais dos vigilantes de SP em reunião do Sindicato
No último sábado, 26, o Sindicato dos Vigilantes de Barueri realizou a sua 9ª e última reunião mensal preparatória para a Campanha Salarial de 2016. Desta vez, além dos trabalhadores, o encontro contou com a participação de diretores do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que apresentaram pesquisa sobre o balanço dos pisos salariais dos vigilantes de São Paulo nos últimos 15 anos (2000-2015).
Uma das tabelas do estudo mostrou que, durante o período, os pisos da categoria foram reajustados em 157,66%, enquanto a inflação (INPC-IBGE) aumentou em 174,11%. Com isso, houve perdas salariais de 6%.
“A apresentação deste estudo pelo Dieese na reunião foi primordial para os trabalhadores observarem como a nossa categoria vem sendo desvalorizada ano após ano. Nos últimos 15 anos, não tivemos aumento real, apenas reposição da inflação. Queremos um reajuste salarial de verdade!”, ressalta o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Barueri, Amaro Pereira.
A reunião também recebeu a presença da vereadora Sônia, de Carapicuíba, que enfatizou sobre a importância das mobilizações e união dos trabalhadores para o avanço da categoria. Além da participação do vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e ex-presidente do Dieese, Tadeu Morais.
Sindicato convoca trabalhadores para Assembleia Geral
No dia 31/10, o Sindicato dos Vigilantes de Barueri realizará, a partir das 9 horas, grande Assembleia Geral em sua base de atuação. Neste dia, será aprovada a pauta de reivindicações da categoria para apresentação posterior desta ao sindicato patronal.
“Convido a todos trabalhadores para participarem da Assembleia em prol da conquista de mais valorização e reconhecimento da categoria. Nada se ganha, tudo se conquista!”, conclui Amaro Pereira.