Dia Nacional do Vigilante

No último dia 17, a presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou a Lei nº 13.136/2015 que institui o Dia Nacional do Vigilante em 20 de junho.

Neste sentido, a data passou a integrar a cláusula 43ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT-MR023502/2014) da segurança orgânica. A partir de então, as empresas de vigilância de todos estados, abrangidas por esta norma coletiva, passam a reconhecer a função do vigilante e se comprometem a incentivar em todos os meios cabíveis a prática da valorização dos membros desse segmento, que se esforçam diariamente para proteger a sociedade.

“Sempre tivemos a consciência da importância desse reconhecimento para a categoria. Agora, com instituição do nosso dia, vamos fortalecer as lutas por mais reconhecimento e melhores condições de trabalho, começando na busca da aprovação do piso nacional de R$ 3 mil – um desejo antigo perseguido pelas diretorias dos sindicatos e trabalhadores em geral”, afirma o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Barueri, Amaro Pereira.

O Sindicato dos Vigilantes ressalta ainda a importância da participação dos trabalhadores nas reuniões mensais para a discussão da pauta reivindicatória, sugestões de mudanças de itens prioritários e elaboração de estratégias de negociações com o patronal a fim de promover o avanço da Campanha Salarial 2016.

“Após muitas lutas, junto com a CNTV, fomos o primeiro sindicato do estado de São Paulo a conseguir o direito ao adicional de risco de vida, que depois passou a ser chamado de adicional de periculosidade, para os profissionais de segurança orgânica. Por isso, para conseguirmos novas conquistas, é importante o engajamento e envolvimento de todos vigilantes nas atividades do Sindicato”, conclui Amaro Pereira.