Carta aos vigilantes brasileiros

Dilma presidente, pelo emprego e mais conquistas!

Nós, vigilantes brasileiros, trabalhadores em segurança privada, formamos um contingente de trabalhadores de mais de 2.200 milhões de pessoas. Todos cursados, com vida limpa e registrados na Policia Federal, presentes em todos os espaços da vida nacional, da maternidade ao cemitério, cuidando da vida de pessoas e do patrimônio, com histórico de lutas, conquistas e desafios.

Não podemos deixar de ter lado num momento decisivo da história do nosso país. Neste segundo turno das eleições, dois projetos estão em disputa e são decisivos para o nosso emprego, nossas lutas e nossas conquistas futuras.

Em alguns governos, nosso emprego foi usado como moeda ou instrumento de políticas, a exemplo dos quase 2500 vigilantes que perderam postos de trabalho em Rondônia no ano passado e tentativas de substituir vigilantes por policiais de reserva ou meios precários de segurança em outros.

Tudo que conquistamos com nossa organização e luta, todo o reconhecimento profissional, também a reblindagem dos carros-fortes, jornadas 12×36, coletes balísticos como EPI, atuação na Copa, Lei da Periculosidade, lei anticalote, entre outras, foi arrancado com mobilizações, marchas, greves, união e luta, mas com alianças fundamentais nos parlamentos e governo que tinha lado.

Lula e Dilma sempre estiveram do nosso lado e foram decisivos para a conquista do colete, da periculosidade e das medidas anticalote no âmbito federal. Se fosse outro o governante, a opção, sem dúvida, seria pelo patronato.

Como a eleição de 2014 coincide com o inicio da nossa campanha pelo Piso Nacional de R$ 3 mil e já conta com a simpatia e o apoio do nosso Presidente Lula, não temos dúvida do melhor lado para os vigilantes: o lado de Dilma Presidenta.

Dilma é a opção segura para nossos empregos, para a conquista do piso nacional, da aposentadoria especial e contra os patrões caloteiros.

Dilma Presidenta dos Vigilantes.
Brasilia, DF, outubro de 2014

Esta carta foi assinada durante reunião entre vários sindicatos, no último dia 8/10, em Brasília. O Sindicato dos Vigilantes de Barueri também assinou o documento. Confira todos os outros sindicatos que aderiram à proposta na lista abaixo:

Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes
Sindvigilantes Bahia
Sind. Vigilantes de Niteroi – RJ
Sind. Vigilantes do Distrito Federal
Sind. Vigilantes de Pernambuco
Sind. Vigilantes do Piauí
Sindmetropolitano – Ba
Sind. Vigilantes de Petrópolis – RJ
Sind. Vigilantes de Alagoas
Sind. Vigilantes de Duque de Caxias – RJ
Sind. Vigilantes de Rondônia
Sindicato dos Vigilantes do Amazonas
Sind. Vigilantes de Roraima.
Sind. Vigilantes do Maranhão
Sind. Vigilantes de Sergipe
Sind. Vigilantes de Goiânia – GO
Sind. Vigilantes Montes Claros – MG

Por CNTV